Começou esta semana o treinamento dos pesquisadores que coletarão os dados da 1ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O estudo, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem o objetivo de fazer um diagnóstico completo sobre a saúde do povo brasileiro. A pesquisa vai ajudar o Ministério da Saúde a conseguir informações sobre as necessidades de saúde no País. Além disso, o estudo vai levantar os dados sobre o uso e uma avaliação dos serviços de saúde.
A grande novidade dessa pesquisa é o fato de que os entrevistados responderão a um questionário e também terão a pressão arterial, o peso, a altura e circunferência abdominal aferidas. Além disso, em alguns casos, ainda haverá coleta de sangue e de urina. É a primeira vez que uma pesquisa de grande porte sobre a área da saúde realiza todos esses procedimentos.
O treinamento dos coordenadores e supervisores estaduais do estudo, que começa na segunda,dia 29de julho, será realizado no IBGE até o dia 3 de agosto. Esses profissionais serão os multiplicadores nos estados. A capacitação dos pesquisadores nas capitais começa no dia 5 e os do interior, no dia 12de agosto.
Nas capitais, os pesquisadores já vão a campo a partir do dia 12 nas capitais brasileiras. No total, mais de 80 mil domicílios, distribuídos entre 1,6 mil municípios, serão consultados.
Os dados coletados serão utilizados para a formulação de políticas públicas para a promoção, vigilância e atenção à saúde no SUS, como também atenderão programas de grande importância para o ministério e para os brasileiros, como Farmácia Popular, Rede de Urgência e Emergência, Rede Cegonha eViver sem Limites. A pesquisa será realizada de cinco em cinco anos.
Técnicos e gestores da saúde podem ajudar na divulgação da pesquisa para a população e profissionais da área nos estados e municípios. Mais informações na página www.saude.gov.br/pns ou pelos telefones (61) 3315-7715, (61) 3315-7717, (61) 3315-7720 e (61) 3315-7718.
Para saber quais municípios estão incluídos no PNS Clique aqui.
Portal blog saúde do Ministério da Saúde